Aulas de Música na infância trazem benefícios duradouros
Treino do aparelho auditivo com instrumentos musicais pode melhorar a resposta a sons e processo de fala até a terceira idade.
Publicada semanalmente pela Sociedade de Neurociência, a revista “The Journal of Neuroscience” realizou uma pesquisa em que observou 44 pessoas entre 50 e 70 anos. O resultado do estudo pode trazer boas noticias para os pais de crianças.
Segundo a revista Pais e Filhos, que repercutiu a pesquisa, os voluntários ouviram uma sílaba da fala sintetizada “da”; enquanto isso, os pesquisadores observavam a área do cérebro com processos de informação do som, o tronco encefálico. Mesmo sem ter tocado em um instrumento há 40 anos, os que estudaram musica entre quatro e 14 anos tiveram uma resposta mais rápida aos sons.
Outra pesquisa realizada pela equipe sugere que adultos mais jovens seriam melhores ouvintes se eles tivessem estudado algum instrumento quando criança. Apesar do universo pesquisado ainda ser limitado, é possível perceber que a música é um bom treino para o sistema auditivo, permitindo driblar, nem que em alguns milissegundos, a degeneração natural trazida pela idade.
Fonte: Primeira Página