Cinco bandas curitibanas que você deveria conhecer
Curitiba é a terra do pinhão e de muito frio. A capital paranaense, conhecida por seu clima cinza e cidadãos habitantes de humor à semelhança, é também terra de muita música boa.
Em comemoração ao aniversário de Curitiba, separamos uma lista de cinco bandas da cidade sorriso que você não pode deixar de conhecer.
1) A Banda Mais Bonita da Cidade
A Banda Mais Bonita da Cidade foi formada em 2009 com a proposta de cantar autores locais, desde então, pesquisou os produtos de vários compositores, escolheu músicas e passou a rearranjá-las para deixar ao estilo do grupo.
Ela ficou conhecida dentro e fora do país com o vídeoclipe da música Oração. O videoclipe de foi gravado em plano-sequência e foi lançado no YouTube em 2011.7 Recebeu quase 5 milhões de visualizações em apenas três semanas.
Foi considerada a revelação musical e videoclíptica pelo website da MTV.
2) Banda Gentileza
Rock? Brega? Funk? Valsa? Sim, a Banda Gentileza é capaz de misturar tudo isso – e o resultado é surpreendentemente bom. Quinteto conhecido por seus shows divertidíssimos, a Gentileza foi formada em 2005, quando os curitibanos ainda eram estudantes de Comunicação Social na Universidade Federal do Paraná.
A banda conta com apenas um disco lançado até agora (Banda Gentileza, de 2009), mas não se engane: eles estão sempre em atividade.
Em 2012 foi lançado, por crowdfunding, o clipe do então inédito single “Quem Me Dera”, que ganhou também um jogo interativo (em 8 bits!) para Facebook: o “Game Dera”. Em 2013, o single da vez foi “Indecisão”, que também ganhou um clipe muito criativo.
3) Naked Girls and Aeroplanes
Projeto paralelo de Rodrigo Lemos, Artur Roman e Wonder Bettin (os dois últimos fazem parte da Esperanza, ex-Sabonetes). Banda curitibana, mas com letras em inglês, a Naked Girls and Aeroplanes tem músicas leves e um pezinho no folk.
Algumas músicas trazem belos vocais harmonizados – como no vídeo abaixo, que faz parte de uma das sessions bacanas que o grupo disponibilizou no Youtube. O trio tem, por enquanto, apenas um trabalho de estúdio: um EP, lançado em 2012.
4) Sincopé
Formada por estudantes da Faculdade de Artes do Paraná em 2006, a Sincopé mostra em suas músicas uma forte raiz de música brasileira – mesmo assim, é difícil encaixar a banda em um estilo definido. Em suas músicas, estão presentes a flauta transversal, caxixis, acordeon e até um molinete de pesca, utilizado em “Ciclovia” para imitar o som de uma bicicleta.
A percussão sempre muito marcante e a criatividade da Sincopé evidenciam o caráter único da banda, que foi selecionada para participar do último FestValda, no Rio de Janeiro. Além de ter ficado em segundo lugar no festival, a banda também ganhou o prêmio de vocal revelação.
5) Lemoskine
A Lemoskine surgiu, a princípio, como um projeto solo de Rodrigo Lemos, uma figurinha carimbada na cena musical curitibana: além de fazer parte d’A Banda Mais Bonita da Cidade e da Naked Girls and Aeroplanes, Lemos também já foi membro das bandas Mordida, Sabonetes e ainda da saudosa Poléxia.
O projeto tem duas gravações oficiais: um EP, de 2010, e o disco Toda a Casa Crua, de 2012. Há, no entanto, um leve distanciamento entre a forma dos dois, como o próprio Rodrigo explicou em entrevista ao Rock’n’Beats. O que é certeza e pode-se dizer, sem hesitar, é que o lirismo presente na Lemoskine é único e envolvente.
0 Comentários