8 Benefícios da Musicalização Infantil

Publicado por JAM Music em

por Miriã Degi

A musicalização infantil é um curso de educação musical específico para crianças de 8 meses até 5 ou 6 anos. Nessa faixa etária, as crianças adoram curiosidades e brincadeiras, por isso, o curso é um modo de estimular as crianças a experimentar música de maneira lúdica e criativa, aproximando conteúdos elaborados ao universo infantil.

A musicalização pode trazer benefícios não somente musicais, mas também para a formação e desenvolvimento da criança! Abaixo, vamos apresentar alguns desses benefícios:

1. Musicalidade (treinamento de ouvido)

Canções, músicas instrumentais e de diferentes gêneros são os principais materiais utilizados durante as aulas. A criança, em contato com uma diversidade de músicas, pode ouvir e perceber as qualidades sonoras como andamento, intensidade, altura e timbres. Ao longo de seu crescimento, a afinação e noção de pulsação e ritmo são desenvolvidas naturalmente a partir dessa vivência orientada.

2. Disciplina

Para muitos alunos, a musicalização infantil é a primeira experiência de escola e sala de aula, por isso, aulas de música não são somente brincadeiras e entretenimento. Musicalização Infantil também estimula a disciplina na forma como tocar, cumprimento de regras, momentos de guardar e obediência aos professores e responsáveis.

3. Expressividade

As artes são conhecidas como recurso de expressividade, e a música não é diferente! Pessoas de todas as idades, compõem e interpretam músicas de acordo com seu gosto musical como uma maneira de expressar sentimentos, identidade e pensamentos. A musicalização infantil busca proporcionar um ambiente seguro e recursos musicais (como materiais e conhecimento) de modo a estimular crianças extrovertidas e introvertidas a externarem seus sentimentos e ideias.

4. Sociabilidade

Com aulas em grupo, as crianças aprendem que cada um tem um momento de tocar e ser ouvido respeitosamente, emprestar instrumentos e brinquedos. Momentos como esse estimulam a solidariedade e respeito entre crianças da mesma idade. Quando as aulas são feitas com pais ou responsáveis presentes em sala, o estímulo de compartilhar e aguardar sua vez de tocar também é trabalhado, evidenciando que adultos também possuem o direito de receber instrumentos e serem ouvidos.

5. Conhecimento Musical

O principal objetivo da musicalização infantil é o ensino da música e conceitos musicais. De forma lúdica, são apresentados conceitos de grave/agudo, forte/piano, rápido/lento e outras qualidades, que permitem diferenciar e nomear as variações existentes em um trecho musical. Além disso, para turmas de maior idade, são ensinadas figuras musicais e suas durações, nomes e classificação de instrumentos musicais, informações históricas de compositores e outras curiosidades do mundo da música.

6. Coordenação Motora

Um dos pilares da musicalização infantil é o movimento, seja para locomoção, manuseio de um instrumento, ou atividades manuais. Independente da finalidade, a motricidade é desenvolvida à medida em que a dificuldade do movimento aumenta. Para bebês, o simples fato de pegar e chacoalhar já é um grande estímulo para o controle das mãos e braços. Crianças maiores se sentem desafiadas em andar e tocar algum instrumento ao mesmo tempo. A partir dos 5 anos, o contato com as teclas de um piano, por exemplo, trabalha com a coordenação motora fina, ou seja, além do controle de pés, braços e mãos, a criança experimenta a independência de dedos!

7. Criatividade

Quem nunca desejou inventar, inovar, imaginar ou criar ideias novas? Há, inclusive, áreas profissionais que procuram pessoas criativas e inovadoras. A partir da imaginação infantil, a criança pode ser estimulada a seguir suas intenções criativas e explorar novas ideias. Na musicalização infantil, a música pode ser moldada, inovada ou até mesmo criada a partir dos materiais sugeridos. Pode ser dançando, tocando ou cantando, a criatividade musical não tem limites!

8. Atenção

Apesar de não existirem estudos que comprovem a ligação direta entre o estudo musical e outras disciplinas como matemática, a atividade cognitiva desenvolvida na execução musical pode ser um exercício de concentração e controle de atenção em trechos onde se deve notar muitas informações ao mesmo tempo. Esse exercício mental utiliza diferentes áreas cerebrais, como a auditiva, motora, visual (leitura de partitura), além da atenção de precisar realizar uma tarefa em tempo real, algumas vezes sem ter um preparo anterior (improvisação). Esses requisitos necessários na música são evidências do quanto a musicalização infantil pode auxiliar no desenvolvimento cognitivo em todas as faixas etárias.

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