Construção de Instrumentos Musicais em Casa
por Miriã Degi
É muito comum observarmos músicos tocando instrumentos e imaginarmos como os eles são feitos, de que materiais, qual é o preço e onde adquiri-los. Para construir instrumentos é preciso observar diversos aspectos como sonoridade, tocabilidade e estética.
Logo abaixo, vamos descobrir que muitos deles podem ser feitos em casa com materiais e recursos que você já tem! E, o melhor, atendendo à todas as preocupações citadas acima por um custo mínimo!
Tambor
Quem não conhece o tambor? Um instrumento percussivo com som forte que não pode faltar na banda! A construção do tambor necessita de poucos recursos:
Materiais:
- Latas e potes cilíndricos de diferentes tamanhos
- Bexiga
- Elástico ou super cola
Construção:
1) Retire as tampas de um ou dos dois lados da lata, deixando a parte lateral intacta;
2) Coloque a bexiga (sem o bico) esticada sobre uma das aberturas da lata, simulando a pele do tambor;
3) Prenda a bexiga com elásticos ou supercola;
4) Enfeite de acordo com seu gosto.
Dica: Você pode fazer tambores de diferentes materiais, cores e tamanhos! Quanto maior o instrumento, mais grave fica o som!
Chocalhos/Ganzás
Você sabe a diferença entre ganzás e chocalhos? Os dois fazem parte da família dos chocalhos, mas o “chocalho” que geralmente conhecemos é aquele que tem um cabo para segurar o instrumento. Já o ganzá é um tipo de “caixa” que chacoalhamos de lado segurando no próprio instrumento. Para construir ganzás, existem inúmeras possibilidades:
Materiais:
- Potes e caixas pequenas (que caibam em uma mão)
- Grãos de arroz, pedras pequenas, moedas, areia e outros materiais
Construção:
1) Encha aproximadamente 1/3 do pote com os grãos, pedras, etc;
2) Tampe bem qualquer abertura existente no pote (se necessário, utilize cola quente ou fita isolante para evitar vazamentos);
3) Repita os procedimentos 1 e 2 para construir o segundo instrumento;
4) Enfeite de acordo com seu gosto.
Dica: Sugerimos fazer 2 instrumentos com o mesmo material para tocar simultaneamente segurando um em cada mão. Criando diferentes ganzás, podemos jogar um jogo de memória sonoro, onde os jogadores precisam encontrar o par de cada ganzá somente pelo som emitido.
Pau de chuva
O som da chuva é conhecido como relaxante e muito bonito! Que tal deixar de lado os aplicativos e simular esse lindo som no mundo real?
Materiais:
- Cano de pvc ou rolo de papelão de mínimo de 30cm de comprimento
- Pregos, agulhas ou alfinetes
- Grãos de arroz
Construção:
1) Tampe um dos lados do cano ou rolo (muito cuidado para não deixar aberturas);
2) Perfure toda a lateral do cano com os pregos, agulhas ou alfinetes em diferentes lugares, deixando as pontas dos pregos para dentro do cano. Os pregos devem estar bem fixados, por isso, utilize super cola ou cola quente se necessário;
3) Mantenha pelo menos 5mm de distanciamento entre os pregos. Quanto mais pregos, maior será a duração do som da chuva, mas atenção para não “tampar” totalmente a passagem dos grãos;
4) Preencha aproximadamente 1/10 do fundo do cano com grãos de arroz (aprox. 3cm em canos de 30cm);
5) Tampe o outro lado do cano;
6) Enfeite de acordo com seu gosto.
Dica: o pau de chuva é tocado virando o instrumento verticalmente para os grãos caírem gradualmente até o outro fundo do cano.
Flauta de Pã (Pan)
A flauta de Pã é um instrumento de sopro que possui um lindo timbre e uma forma diferente de ser tocado. Geralmente achamos que instrumentos de sopro são muito difíceis de serem construídos, mas você vai ver como é fácil 😉
Materiais:
- 5 à 10 canudos de papel ou plástico
- Papel sulfite ou saco plástico
- Fita adesiva
Construção:
1) Corte os canudos em diferentes tamanhos, buscando uma diferença gradual entre alturas: Ex: 5cm, 6cm, 7cm, 8cm, 9cm, 10cm;
2) Tampe um dos fundos de cada canudo com 3 camadas de papel sulfite ou saco plástico e prenda com fita adesiva (etapa opcional);
3) Organize os canudos por tamanho um do lado do outro e junte-os com fita adesiva;
4) Enfeite de acordo com seu gosto.
Dica: Para emitir um bom som, assopre no instrumento direcionando o ar para baixo. Dependendo do comprimento do canudo, o som será bem suave, mas outras variações podem ser feitas com canos de pvc e outros materiais mais resistentes.
Côco
O nome é explicado por ser tradicionalmente construído a partir da casca do côco, mas atualmente conseguimos encontrar o instrumento feito com diferentes materiais! O que impressiona é a facilidade do movimento e encaixe nas mãos que o côco proporciona.
Materiais:
- Fita adesiva
- 2 garrafas PET do mesmo tamanho
Construção:
1) Corte a garrafa em torno de 4cm acima do fundo da garrafa;
2) Pegue o fundo recortado e passe fita adesiva cobrindo as bordas recortadas, para evitar cortes;
3) Repita os procedimentos 1 e 2 para construir o segundo instrumento;
4) Enfeite de acordo com seu gosto.
Dica: Deve-se segurar o côco com a mão dentro do instrumento segurando em um lado da borda, de modo que os fundos dos dois côcos se batam. Porém, por ser um instrumento leve e de formato diferente, também pode ser tocado invertido (segurando no fundo e as bordas batendo uma na outra) ou batendo o instrumento no chão.
Gostou das sugestões? Esses foram alguns exemplos de instrumentos que podem ser feitos em casa, mas, usando a criatividade e poucos materiais, diversos outros instrumentos podem surgir!
O melhor é, que, estimulando a criança a construir seu próprio instrumento, incentivamos o senso de cuidado e importância com o material, além de ser um processo muito divertido com lindos resultados sonoros!