Compreendendo de vez o que são e como aplicar as Escalas Musicais

por João Cola
DÓ RÉ MI FÁ SOL LÁ SI
Vamos, mais uma vez, nos utilizar das 7 notas naturais em sequência, a partir de Dó. Já sabemos o que são notas e como medir a distância entre elas em tons e semitons. O que ainda não vimos, no entanto, é que essa sequência de notas naturais possui outro nome, e ela é, por definição, a “mãe” de todas as escalas na música ocidental. A partir de agora, chamaremos essa sequência de ESCALA DIATÔNICA DE DÓ MAIOR.
Toda nota pode ser usada como ponto de partida para montagem de qualquer escala. A diatônica de Dó Maior chama-se assim porque foi a partir da nota Dó que montamos o resto da escala. Isso confere ao Dó, nesse caso, o nome de Tônica, e também dá a ele a função de resolução mais forte da escala. Se estiver confuso, iremos mergulhar nesse assunto quando falarmos de função melódica e harmônica e campo harmônico.
Mas, o que afinal é uma escala? A palavra “escala” se origina do termo em latim scala, que significa literalmente “escada”. Na música, é o nome que atribuímos a:
“uma sequência de notas, sem repetição e dentro do limite de uma oitava, organizadas por um princípio ordenador”
Parece complicado, mas na prática é algo muito simples. Para entendermos melhor, vamos analisar isso no contexto da diatônica de Dó maior. Se lembra das distâncias em tons entre as notas naturais? Entre Dó-Ré, Ré-Mi, Fá-Sol, Sol-Lá, e Lá-Sí, temos 1 tom(T) de distância, e entre Mi-Fá e Si-Dó, temos 1 semitom(sT). Veja o esquema abaixo:
DÓ RÉ MI FÁ SOL LÁ SI DÓ
T T sT T T T sT
Note que, nesse caso, o que está organizando essa sequência de notas e, logo, dando-a o caráter de escala diatônica, é o padrão de distância tonal entre as notas(Tom Tom semitom Tom Tom Tom semitom). Esse é o nosso princípio ordenador de uma escala diatônica maior. Portanto, é imprescindível que você o memorize. Depois de memorizado, poderemos montar a escala diatônica maior a partir de qualquer nota, seja ela natural ou alterada.
Ex’s:
Diatônica de Sol maior
SOL LÁ SI DÓ RÉ MI FÁ# SOL
Tom Tom semi Tom Tom Tom semi
Diatônica de Ré maior
RÉ MI FÁ# SOL LÁ SI DÓ# RÉ
Tom Tom semi Tom Tom Tom semi
Tipos de Escalas
Geralmente, as escalas musicais são classificadas pelo número de notas que possuem dentro do intervalo de oitava:
- 5 notas(Pentatônica)
- 6 notas(Hexacordal)
- 7 notas(Heptatônica)
- 12 notas(Cromática ou Artificial)
Para nós, no momento, focaremos somente nas escalas heptatônicas, porque é ali que existem as escalas diatônicas, base para todo o resto da teoria musical. Mais especificamente, veremos, além da Diatônica Maior, 3 escalas diatônicas principais:
- Diatônica Menor Natural(Menor Natural, Modo Menor ou Modo Eólio)
- Diatônica Menor Harmônica(Menor Harmônica)
- Diatônica Menor Melódica(Menor Melódica)
Diatônica Maior
Tom Tom Semitom Tom Tom Tom Semitom
É a escala que vimos a pouco, e é dela que deriva a escala menor natural. Ela é chamada de “maior” porque a terça da escala está a dois tons de distância da primeira nota, ou seja, a um intervalo de terça maior.
Diatônica Menor Natural
Tom Semitom Tom Tom Semitom Tom Tom
É a escala formada a partir do sexto grau da escala diatônica maior. Repare que o padrão de tons e semitons é o mesmo nas duas escalas, porém começando em outro grau da sequência. Portanto, dizemos que a escala menor natural é uma inversão da escala diatônica maior. Veremos mais sobre isso em modos da escala diatônica maior.
Ela é chamada de “menor” porque a terça está a 1 tom e meio(Tom + Semitom) de distância da primeira, ou seja, a um intervalo de terça menor.
Tom Tom Semitom Tom Tom Tom Semitom
1° 2° 3° 4° 5° 6° 7°
Tom Semitom Tom Tom Semitom Tom Tom
6° 7° 1° 2° 3° 4° 5°
Diatônica Menor Harmônica
Tom Semitom Tom Tom Semitom Tom e meio Semitom
É uma escala muito parecida com a menor natural, porém com uma distância de 1 tom e meio entre o sexto e sétimo grau. Isso dá uma característica sonora muito peculiar a essa escala, evocando uma ideia de música egípcia ou árabe.
Veremos mais à frente que esta escala surgiu para resolver um problema no campo harmônico menor, daí o nome “menor harmônica”.
Diatônica Menor Melódica
Tom Semitom Tom Tom Tom Tom Semitom
A Menor Melódica, assim como a Menor Harmônica, é uma escala menor com o sétimo grau maior. Porém, na menor melódica, o nosso sexto grau está Maior, e isso resulta numa distância de 1 tom entre ele e o sétimo grau, resolvendo o problema melódico da menor harmônica.
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