Compreendendo de vez o que são e como aplicar as Escalas Musicais

Publicado por JAM Music em

por João Cola

 

DÓ  RÉ  MI  FÁ  SOL  LÁ  SI

 

Vamos, mais uma vez, nos utilizar das 7 notas naturais em sequência, a partir de Dó. Já sabemos o que são notas e como medir a distância entre elas em tons e semitons. O que ainda não vimos, no entanto, é que essa sequência de notas naturais possui outro nome, e ela é, por definição, a “mãe” de todas as escalas na música ocidental. A partir de agora, chamaremos essa sequência de ESCALA DIATÔNICA DE DÓ MAIOR.

 

Toda nota pode ser usada como ponto de partida para montagem de qualquer escala. A diatônica de Dó Maior chama-se assim porque foi a partir da nota Dó que montamos o resto da escala. Isso confere ao Dó, nesse caso, o nome de Tônica, e também dá a ele a função de resolução mais forte da escala. Se estiver confuso, iremos mergulhar nesse assunto quando falarmos de função melódica e harmônica e campo harmônico.

 

Mas, o que afinal é uma escala? A palavra “escala” se origina do termo em latim scala, que significa literalmente “escada”. Na música, é o nome que atribuímos a:

“uma sequência de notas, sem repetição e dentro do limite de uma oitava, organizadas por um princípio ordenador”

 

Parece complicado, mas na prática é algo muito simples. Para entendermos melhor, vamos analisar isso no contexto da diatônica de Dó maior. Se lembra das distâncias em tons entre as notas naturais? Entre Dó-Ré, Ré-Mi, Fá-Sol, Sol-Lá, e Lá-Sí, temos 1 tom(T) de distância, e entre Mi-Fá e Si-Dó, temos 1 semitom(sT). Veja o esquema abaixo:

 

         RÉ         MI          FÁ         SOL         LÁ         SI          DÓ

        T            T            sT           T             T            T          sT

 

Note que, nesse caso, o que está organizando essa sequência de notas e, logo, dando-a o caráter de escala diatônica, é o padrão de distância tonal entre as notas(Tom Tom semitom Tom Tom Tom semitom). Esse é o nosso princípio ordenador de uma escala diatônica maior. Portanto, é imprescindível que você o memorize. Depois de memorizado, poderemos montar a escala diatônica maior a partir de qualquer nota, seja ela natural ou alterada.

 

 Ex’s:

Diatônica de Sol maior

 SOL         LÁ         SI         DÓ        RÉ          MI         FÁ#      SOL

      Tom      Tom      semi      Tom     Tom      Tom         semi

 

Diatônica de Ré maior

         MI        FÁ#       SOL        LÁ          SI         DÓ#     RÉ

     Tom      Tom     semi      Tom      Tom     Tom       semi

 

 

Tipos de Escalas

 Geralmente, as escalas musicais são classificadas pelo número de notas que possuem dentro do intervalo de oitava:

 

  • 5 notas(Pentatônica)
  • 6 notas(Hexacordal)
  • 7 notas(Heptatônica)
  • 12 notas(Cromática ou Artificial)

 

Para nós, no momento, focaremos somente nas escalas heptatônicas, porque é ali que existem as escalas diatônicas, base para todo o resto da teoria musical. Mais especificamente, veremos, além da Diatônica Maior, 3 escalas diatônicas principais:

 

  • Diatônica Menor Natural(Menor Natural, Modo Menor ou Modo Eólio)
  • Diatônica Menor Harmônica(Menor Harmônica)
  • Diatônica Menor Melódica(Menor Melódica)

  

Diatônica Maior

Tom   Tom   Semitom   Tom   Tom   Tom   Semitom

 

É a escala que vimos a pouco, e é dela que deriva a escala menor natural. Ela é chamada de “maior” porque a terça da escala está a dois tons de distância da primeira nota, ou seja, a um intervalo de terça maior.

 

Diatônica Menor Natural

 Tom   Semitom   Tom   Tom   Semitom   Tom   Tom

 

É a escala formada a partir do sexto grau da escala diatônica maior. Repare que o padrão de tons e semitons é o mesmo nas duas escalas, porém começando em outro grau da sequência. Portanto, dizemos que a escala menor natural é uma inversão da escala diatônica maior. Veremos mais sobre isso em modos da escala diatônica maior.

 

Ela é chamada de “menor” porque a terça está a 1 tom e meio(Tom + Semitom) de distância da primeira, ou seja, a um intervalo de terça menor.

 

Tom Tom Semitom Tom Tom Tom Semitom

 1°       2°        3°        4°        5°        6°         7°

 

Tom Semitom Tom Tom Semitom Tom Tom

   6°       7°          1°      2°        3°          4°     5°

 

Diatônica Menor Harmônica

 Tom   Semitom   Tom   Tom   Semitom   Tom e meio   Semitom

 

É uma escala muito parecida com a menor natural, porém com uma distância de 1 tom e meio entre o sexto e sétimo grau. Isso dá uma característica sonora muito peculiar a essa escala, evocando uma ideia de música egípcia ou árabe.

Veremos mais à frente que esta escala surgiu para resolver um problema no campo harmônico menor, daí o nome “menor harmônica”.

 

Diatônica Menor Melódica

 Tom   Semitom   Tom   Tom   Tom   Tom   Semitom

 

A Menor Melódica, assim como a Menor Harmônica, é uma escala menor com o sétimo grau maior. Porém, na menor melódica, o nosso sexto grau está Maior, e isso resulta numa distância de 1 tom entre ele e o sétimo grau, resolvendo o problema melódico da menor harmônica.

 

 

           

O assunto abordado nesse blog faz parte da programação das aulas do JAMFlex!

Quer saber mais sobre o tema? Confira a programação das aulas e faça a sua inscrição!

 

Categoria: Blog

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Fale conosco!