Filmes Musicais: 6 títulos que você precisa conhecer!

Publicado por JAM Music em

por Glaukus Jansson

     A relação entre música e cinema é quase centenária, uma vez que o primeiro filme falado (pós era do cinema mudo), foi lançado no ano de 1927. O lançamento do filme alterou para sempre os rumos da indústria cinematográfica e convidou o espectador à ampliar e ressignificar a percepção crítica e moral do agora “novo cinema”.

     De lá para cá, os ganhos sonoros que impactam e pertencem cada vez mais ao cinema vão desde pequenos ruídos à grandes trilhas sonoras compostas para filmes, das premiadas edições sonoras à filmes exclusivamente musicais, das camadas audiovisuais sincronizadas minuciosamente às tomadas, aos imprescindíveis diálogos, enfim, elementos fundamentais já atrelados ao que se espera hoje de um filme.

     Qualquer lista relacionada ao tema sempre possuirá um caráter reducionista e um certo sentimento de injustiça aos não citados, mas como são tantos, quero deixar hoje as sugestões de 6 filmes importantes/premiados na história dessa “relação audiovisual” que não podem faltar nesse imenso repertório!

 

The Jazz Singer (O cantor de Jazz)

     Você sabia que o pioneiro dos filmes falados retrata a história de um cantor de Jazz? Sim, o filme de Alan Crosland de 1927 é considerado o primeiro longa com falas e canto sincronizado. “The Jazz Singer” nos conta a história do jovem Jakie Rabinowitz, que desafia a religiosidade de sua família para viver o sonho de tornar-se um cantor e todo o conflito interno envolvendo valores e cultura, consequente dessa sua decisão.

     O filme recebeu um Oscar especial pela sua produção e significância histórica e revolucionária na indústria cinematográfica.

 

 Amadeus

     O épico filme de Milos Forman de 1984 nos conta a trajetória musical do lendário compositor Wolfgang Amadeus Mozart. Além do seu valoroso contexto histórico, o filme é inteiro inspirado nas diferenças entre Mozart e seu desafeto: o também compositor Antonio Salieri, que vê sua hegemonia musical desmoronar com a chegada do jovem, genial e virtuoso Mozart.

     O filme é um espetáculo visual e sonoro e foi bem recebido pela crítica e público, sendo indicado às principais premiações do cinema como: Oscar, BAFTA, Golden Globe, e vencendo 40 das 53 indicações, incluindo melhor filme, melhor diretor, melhor ator e melhor direção de arte.

 

Crossroads (A encruzilhada)

     É um longa-metragem de 1986, dirigido por Walter Hill. O filme é inspirado na lenda do aclamado músico de Blues, Robert Johnson, onde conta-se que ele teria “vendido sua alma” em troca do sucesso e da fama. A partir desse contexto, o filme nos apresenta a história do jovem Eugene Martone que, com a intenção de gravar a “música perdida de Johnson”, busca pela encruzilhada onde tudo teria acontecido para alcançar seu objetivo seguindo os mesmo passos de Johnson.

     O filme foi o primeiro a inspirar-se na famosa lenda de Robert Johnson e conta com a participação especial do grande guitarrista Steve Vai.

  

The pianist (O pianista)

     O drama biográfico dirigido por Roman Polanski no ano de 2002 conta a história do pianista judeu Wladyslaw Szpilman e toda a sua trágica história vivida no início e ápice da 2° Guerra Mundial. O filme possui uma trilha sonora riquíssima com peças de Chopin e uma grande sensibilidade do diretor para contextualizá-las ao cenário.

     O pianista foi indicado a 7 Oscars, incluindo a categoria de melhor filme, vencendo nas categorias de melhor diretormelhor ator. O filme também ganhou outros prêmios, entre eles 2 BAFTAs, 6 Césars e a Palma de Ouro.

 

Whiplash

     Whiplash é um filme estadunidense independente de 2014 escrito e dirigido por Damien Chazelle, que descreve a incomum relação entre Andrew Neiman, um ambicioso estudante baterista de jazz e Terence Fletcher, seu instrutor do conservatório extremamente abusivo.

   No decorrer do filme Neiman precisa tomar constantes descrições importantes, buscando a perfeição no seu instrumento e tendo como referência o lendário Buddy Rich. O filme ainda contém uma das mais belas interpretações da música Caravan, de Duke Ellington.

     Aclamado pela crítica, Whiplash recebeu elogios por seu roteiro, performances, direção e design de som. O filme teve 5 indicações ao Oscar e BAFTA (ganhou melhor ator coadjuvante, montagem e mixagem de som em ambos) e recebeu prêmios do Golden Globe e Sundance.

 

 Bohemian Rhapsody

     O mais recente da lista é do ano de 2018, iniciado pelo diretor Bryan Singer e concluído pelo diretor Dexter Fletcher. Bohemian Rhapsody é um filme sobre a ascensão artística do cantor e compositor Freddie Mercury, vocalista da icônica banda de rock britânica Queen, onde também são narradas partes de sua famosa e conturbada vida e trajetória musical.

     O filme foi indicado a 5 Oscar (venceu 4), além de indicações e prêmios no Golden Globe e BAFTA.

 

 

     Se ainda não assistiu, é uma experiência que vale muito a pena! Também convido você à completar as sugestões: pra você, qual filme musical não pode faltar na lista?

Lembrou de alguma música que quer aprender a tocar e cantar? Clique aqui e comece sua aula! 

Categoria: Blog

× Fale conosco!