Organizando a rotina do estudo de música
por Gabi Sarmento
Todo aluno e, especialmente, todo músico sabe que para a evolução é necessária prática diária da técnica instrumental e do estudo da música enquanto linguagem. E este é um grande desafio que separa quem desiste e quem persiste no estudo musical.
Para evitar que a música vire mais uma tarefa obrigatória e maçante no nosso dia, precisamos olhar para três pontos:
- Objetivo(s)
- Hábito
- Recompensa(s)
O objetivo
O que te motivou a entrar na JAM Music e se matricular em um instrumento? Pode ser por desejo de ser um performer ou apenas ter um hobby para desestressar. Estabelecer um objetivo é importante para entender o tempo que a música vai tomar no seu dia e na sua vida. Ah! Saiba que objetivo não é estático, ele pode – talvez até deva – ser mudado com o tempo!
O hábito
Vou dividir com você o meu mantra, que me levou até o fim da faculdade de Música: um pouquinho todo dia! Isso significa que o eficiente é estudar 5 minutos por dia ao invés de 10 horas num dia e passar um longo período sem relar no seu instrumento! Toda linguagem artística se desenvolve com a prática regular e frequente, e todo artista bom assim o é por transformar sua prática em hábito, em parte da sua vida.
Faz parte desse curso aprender a transformar uma prática em hábito!
A recompensa
Não é necessariamente um prêmio, um presente ou uma comida que você vai se dar, mas a recompensa está muito ligada aos seus resultados! Quanto melhor é seu estudo, mais você se motiva a praticar seu instrumento! (E repare que não falei sobre a quantidade ou o tempo de estudo, mas sim sobre a qualidade dele).
Junto comigo você montará seu planejamento estratégico para tirar o melhor proveito da sua prática de música!
A música como linguagem
E o que inclui nesse planejamento e nesse estudo? Não basta ser capaz de executar uma técnica se você não compreende e não executa a linguagem musical. Como se encontrar no tempo, como tirar uma música, como compreender toda a estrutura da música? O treino técnico deve estar junto com o treino perceptivo, rítmico, afinação e até o improviso. Parece muita coisa, certo? Por isso o curso Organizando a Rotina de Músico traz a discussão do que é um treino/estudo de qualidade, que inclua sua técnica e sua compreensão sobre música.
Vamos abordar noções leitura, ritmo, afinação, harmonia, percepção e da prática do seu instrumento e do seu repertório!
O objetivo desse curso é facilitar a sua evolução na música, qual o seu objetivo na sua prática?!
O assunto abordado nesse blog faz parte da programação das aulas do JAMFlex Online!
Quer saber mais sobre o tema? Confira a programação das aulas e faça a sua inscrição!
0 Comentários