Professor da JAM representa o Paraná no WebFestValda
Todo ano, a marca de pastilhas Valda realiza no Rio de Janeiro um festival de música independente. A cada ano o festival vem ganhando adeptos e crescendo cada vez mais. Só no ano passado, foram mais de um milhão de espectadores que acompanharam o festival.
Em 2014 o festival teve 1.218 bandas inscritas e uma delas que vai representar o Paraná é a Fran Rosas e os Chapeleiros, que tem como integrante o professor da JAM Music, Glaukus Jansson.
Fran Rosas e os Chapeleiros é um grupo que tem o intuito de fomentar a boa música autoral do cenário paranaense/curitibano. Todos músicos atuantes, o grupo surgiu primeiramente como banda de apoio para a cantora Fran Rosas. A parceria deu tão certo que o grupo instrumental se intitula hoje “Os Chapeleiros”. O nome deriva do atual trabalho da banda, o show “Chapéu de Sobra” – que faz analogia com a famosa expressão popular “tirar o chapéu” numa denotação de admiração e respeito à vasta diversidade cultural, melódica e poética atrelada a música curitibana e a música brasileira.
A estreia da banda foi em 2013 no Teatro Paiol em Curitiba e, desde então, vem realizando outras apresentações e projetos pela região com grande aceitação do público. A banda é formada por um quarteto: Fran Rosas, natural de Ponta Grossa – PR, é cantora, também dirige e produz artisticamente os shows; Rafael Rosas assume os teclados, a produção, a direção musical e assina os arranjos; Glaukus Jansson comanda os violões e guitarra e Léo Cardoso é o percuterista – uma junção de bateria com percussão.
– Como resolveram participar do festival?
“A ideia de participar partiu da líder, Fran Rosas, e a inscrição foi concretizada nos últimos instantes do prazo final do festival. Ao consultar seus músicos sobre uma possível participação no WebFestValda, houve grande expectativa e foi nesse momento que a “banda de apoio” se tornou, enfim, “Os Chapeleiros”. Nosso Baterista/Percuterista já havia participado da edição de 2012, com sua banda Sincopé, onde conquistaram o segundo lugar. Isso, obviamente, foi uma motivação a mais para que a intérprete e toda banda se convencesse da inscrição, com muito otimismo.”
– Qual foi a reação quando receberam a confirmação que foram selecionados?
“A reação não poderia ser diferente: muita alegria e satisfação. De 1.218 bandas, somente 24 foram selecionadas. Estar entre as 24, representando o Paraná, com uma canção de curitibanos é, sem dúvida, motivo de muita comemoração. Aproveitando para destacar que, a canção selecionada e com a qual iremos competir é a “Chapéu de Sobra”, de Estrela Leminski e Dú Gomide, ambos músicos e compositores respeitados no cenário musical curitibano. Essa foi sempre a proposta do trabalho de Fran Rosas: fomentar a boa música autoral do cenário paranaense/curitibano.”
– E a expectativa para o festival?
“A maior possível! Primeiro, pela oportunidade de visitar e tocar no Rio de Janeiro, num “templo” da música popular brasileira, o palco do Circo Voador. Segundo, pela possibilidade de uma grande projeção. O WebFestValda já projetou várias bandas, impulsionando suas carreiras após a participação delas em alguma edição anterior. Mas, com certeza, a maior expectativa é o sentimento de estender nosso trabalho – que é pautado em compositores locais – para outras regiões do país, num evento dessa qualidade e magnitude. Essa é nossa maior recompensa e o que nos torna vencedores desde já. Isso tudo sem levar em conta a premiação! Mas, já nos consideramos vencedores, com certeza.”
Quem não for ao Rio de Janeiro prestigiar a banda poderá assistir Ao Vivo no Youtube. O WebFestValda será transmitido nos três dias (24, 25 e 26 de Julho). Link: https://www.youtube.com/webfestvalda
Conheça mais o trabalho da Fran Rosas e os Chapeleiros:
www.franrosas.com.br
www.youtube.com/francielepasturczak