Qual tipo de compositor você é?
por Nathalia Lange Hartwig
Alguma vez você já se perguntou como funciona o processo de criação musical dos grandes compositores? Da onde surgem as ideias musicais e como eles fazem para transformá-las em música?
O compositor Aaron Copland, em seu livro “Como ouvir e entender música” separa os grandes compositores em 4 tipos. São eles:
1. Compositor de inspiração espontânea
Todos os compositores, naturalmente, são inspirados, mas esse tipo é o de inspiração mais fácil. Muitas vezes, eles não são capazes de anotar as ideias na rapidez em que elas lhes ocorrem e esses são compositores são identificados pela abundância de sua obra. Normalmente partem de uma concepção mais ampla da obra, ao invés de um pequeno tema musical. Devido a essas características, esses músicos trabalham melhor com formas mais curtas e simples.
Um exemplo deste tipo de compositor é Franz Schubert.
2. Compositor construtivo
Diferentemente do tipo anterior, esses compositores começam a trabalhar a partir de um pequeno tema musical. Transformam esse tema em uma ideia inicial e constroem em cima disso uma obra completa, em um trabalho diário e exigente. Esse é o tipo de compositor tem-se revelado o mais comum.
O maior exemplo é Ludwig Van Beethoven.
Beethoven deixou diversos cadernos de notas onde ele registrava esses pequenos temas musicais que iam surgindo. A partir deles, podemos ver qual era o seu método de trabalho, no qual ela não abandonava um tema enquanto não o tivesse feito tão perfeito quanto possível.
3. Compositor tradicionalista
São compositores que nasceram em um período da história da música, quando um determinado estilo musical estava a ponto de alcançar o seu maior desenvolvimento. Nessas épocas de auge, trata-se de criar música em um estilo conhecido e aceito, procurando fazê-lo de uma maneira que supere o que já se fizera antes. Ou seja, aperfeiçoar o que já tinham encontrado. O ato criador esta ligado a um padrão bem estabelecido.
Um bom exemplo de compositor tradicionalista é Johann Sebastian Bach.
4. Compositor pioneiro
Esses compositores são exatamente o contrário dos compositores tradicionalistas. Opõem-se à solução convencional dos problemas musicais. A atitude desses compositores é experimental: eles estão sempre à procura de novas harmonias, sonoridades e princípios formais. O tipo pioneiro esteve em plena evidencia na virada do século XVII e também no início do século XX.
Exemplos:
Carlo Gesualdo no início do século XVII
Hector Berlioz no século XIX
Claude Debussy no século XX
0 Comentários