Ler Partitura é Difícil?
por Nathalia Hartwig
Uma das maiores dúvidas das pessoas que nunca fizeram aula de música é: ler partitura é fácil ou difícil?
Eu já ouvi, inclusive, que pessoas deixaram de fazer música com medo da partitura. Se você também está com essa dúvida esse post é para você!
A resposta para a pergunta é: ler partitura não é difícil e eu vou te mostrar isso ao longo desse texto!
Assim como em qualquer idioma, a música possui símbolos e sinais que a representam e que tornam possível a sua notação. Ou seja, eu consigo escrever a música possibilitando que outros músicos a toquem através da notação. Funciona da mesma forma que um texto que pode ser lido, uma vez que a pessoa entenda as letras e o idioma.
A partitura não surgiu com o mesmo nível de detalhamento que vemos hoje e seu desenvolvimento foi acontecendo com o passar dos séculos.
De forma geral, para começarmos a entender uma partitura, precisamos compreender alguns conceitos básicos:
1. Pauta ou pentagrama:
É o conjunto de 5 linhas e 4 espaços onde são grafadas as notas musicais.
2. A nota está na linha ou no espaço?
Apesar de termos várias linhas e espaços (que confundem no começo), só existem duas possibilidades para as notas estarem: na linha ou no espaço (fica mais simples, né?). A primeira está no espaço e a segunda na linha. Confira a diferença entre elas!
3. Escadinha musical:
As notas musicais têm uma ordem que permanecerá sempre a mesma! Se formos pensar na escadinha subindo começando da nota DÓ, teremos:
DÓ – RÉ – MI – FÁ – SOL – LÁ – SI (e se repete continuamente)
E a escadinha descendo ficaria:
DÓ – SI – LÁ – SOL – FÁ – MI – RÉ – DÓ (e se repete continuamente)
Esse conceito vai ser bem importante para entendermos a posição das notas no pentagrama!
4. Escadinha musical no pentagrama:
Aplicar esse conceito no pentagrama é muito simples! Se você começar com uma nota DÓ posicionada em uma linha, a próxima nota, que será o RÉ, estará no espaço, o MI na linha e assim sucessivamente.
5. Claves:
As claves são responsáveis por fixar algumas notas no pentagrama e assim conseguirmos localizá-las de forma mais fácil. Ou seja, as claves determinam em que lugar vai ficar cada nota na pauta. Existem 3 claves: a de sol, de dó e de fá! A mais usada é a clave de sol e suas utilizações dependem do instrumento escolhido!
Agora que você já aprendeu esses conceitos básicos que tal começar a aprender a ler as notas na clave de sol? Clica no vídeo abaixo e confira a aula sobre “Leitura de Notas na Clave de Sol”.
Quer aprender ainda mais? Clique aqui e comece sua aula!
1 Comentário
Rosângela Medeiros · 21 de abril de 2024 a 08:13
Tenho uma dúvida! Por que que na escadinha as notas foram ascendentes foram de DÓ a SI, foram 7 notas, e já descendentes já tem 8 notas, ou seja, na descendente começa a partir da nota DÓ agudo e termina no DÓ grave? expresso-me nessa dúvida porque já li sobre escadinha. Do mais, as aulas aqui são ótimas.