Qual faculdade de música escolher?
Vai prestar vestibular de música? UFPR, EMBAP (Belas Artes) ou FAP? Qual faculdade escolher?
Na hora de prestar vestibular a dúvida é sempre a mesma na cabeça dos alunos: qual faculdade de música devo escolher? Por isso a JAM fez um breve resumo das faculdades de música em Curitiba e os cursos que elas oferecem, para você decidir qual é a melhor opção.
UFPR
Processo Seletivo: Em 2016, o vestibular da Universidade Federal do Paraná teve algumas alterações. Antes a prova específica de música era aplicada como prévia e agora passou a ser aplicada na segunda fase. A primeira fase de conhecimentos gerais (80 questões) tem caráter eliminatório e os candidatos que atingirem a média seguem para a segunda fase que será distribuída em 2 dias. No primeiro dia será a prova de redação e no segundo dia, a prova específica de música com questões teóricas e também prática, leitura à primeira vista e solfejo.
Licenciatura em Música: destinado aos alunos que pretendem seguir carreira como professor música em escolas regulares, universidades ou cursos livres, o curso prioriza o estudo teórico.
Bacharelado em Música: antigo curso de produção sonora, os alunos aprendem a utilizar diversas ferramentas de software para composição, registro e tratamento sonoro, atuando na produção e elaboração de projetos culturais, e na pré-produção, produção e pós-produção musical em geral.
UNESPAR
Antigamente a FAP (Faculdade de Artes do Paraná) e EMBAP (Escola de Música e Belas Artes do Paraná) eram faculdade diferentes e tinham vestibulares específicos. Atualmente as duas faculdades pertencem ao grupo UNESPAR (Universidade Estadual do Paraná). Essa união fez com que os candidatos devam optar por um do campus no momento da inscrição: FAP ou EMBAP, não podemos mais prestar o vestibular para ambas no mesmo ano. Apesar da união, a FAP e a EMBAP continuam oferecendo as mesmas opções de cursos como descrito a abaixo:
FAP
A Faculdade de Artes do Paraná dispõem de dois cursos na área da música: licenciatura e bacharel em música popular. A FAP é voltada para músicos que gostam de música brasileira e suas derivações.
Processo Seletivo: Ocorre em duas fases. A primeira é de conhecimento comum com questões objetivas de português, literatura, língua estrangeira, conhecimento artístico e cultural (música) e redação. Na segunda-fase ocorre a avaliação das habilidades específicas, onde o candidato irá mostrar sua aptidão com o instrumento ou voz, leitura de partitura e prática em conjunto.
Licenciatura em Música: habilita o aluno a exercer o magistério nas séries finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio. O curso possui um caráter teórico-prático, e visa a formação superior de profissionais aptos a exercerem o ensino dos conteúdos de Música na educação formal.
Bacharel em Música Popular: o curso visa a formação de profissionais capacitados tecnicamente a atuar em diversas áreas como músico instrumentista, compositor de trilhas musicais, arranjador, diretor de conjuntos instrumentais e vocais, produtor musical, crítico e pesquisador. A formação é sedimentada nas dimensões reflexiva e técnica dos conhecimentos musicais. O curso tem um histórico de egressos muito atuantes, realizando projetos, gravações, produções variadas, bem como ingressando em programas de mestrado e doutorado.
Musicoterapia: oferece disciplinas teóricas e práticas nas áreas da música, da biologia, da neurologia, psicologia, psicoacústica e musicoterapia. No decorrer do curso o aluno desenvolve habilidades de improvisação instrumental e vocal, escuta musical, composição de temas melódicos e canções, expressão corporal e se capacita para planejar tratamentos e aplicar a abordagem musicoterapêutica de forma a melhorar a comunicação, dar suporte emocional, facilitar a aprendizagem, a autonomia e o desenvolvimento biopsiocossocial das pessoas. O musicoterapeuta poderá atuar em escolas, hospitais, empresas, ONGs, instituições de longa permanência, CAPS, clínicas de reabilitação, consultórios, centros comunitários.
EMBAP (Belas Artes)
Conhecida como referência no estudo da música erudita, a Escola de Música e Belas Artes do Paraná possui a maior diversidade de cursos, ao todo são 04 cursos de Graduação na área de Música, principalmente voltado ao superior em instrumento.
Processo Seletivo: Para a admissão de candidatos interessados em estudar na EMBAP, a instituição realiza um processo seletivo subdividido em duas fases: a primeira compreendendo provas de habilidade específica (teoria e prática), de caráter eliminatório; a segunda compreendendo prova de conhecimento comum, de caráter classificatório.
Licenciatura em Música: o curso habilita o profissional docente para atuar no magistério de Música no Ensino Fundamental e no Ensino Médio. O campo de trabalho para o graduado em Licenciatura em Música também oferece oportunidade na área de Iniciação Musical.
Composição e Regência: objetiva a formação de profissionais na área de composição e regência, concentrando a maior parte da carga horária em disciplinas teórico-aplicadas (contraponto e harmonia), estética e análise, percepção, composição e regência.
Superior em Canto: confere ao formando o grau de bacharel em canto. Prioriza a formação de cantores em repertório lírico, de câmara e solo, dando oportunidade de participação em óperas e concursos.
Superior em Instrumento: o curso oferece inúmeras oportunidades para o instrumentista: concertista, musico de orquestras sinfônicas ou camerísticas, musico do estúdios de gravação, musico correpetidor acompanhando cantores e corais, e outras formações vocais e instrumentais.
Ficou interessado em prestar vestibular para música?
Então tenha a melhor preparação na JAM Music. Clique aqui e conheça nosso curso pré-vestibular.
27 Comentários
Sarah · 2 de julho de 2019 a 16:11
Olá, tudo bem? Gostaria de saber se terei que praticar algum instrumento mesmo querendo fazer a prova de canto? E qual das faculdades é melhor para canto popular mpb. Obrigada!
JOÃO ALBERTO · 28 de janeiro de 2019 a 19:25
Boa noite , sou músico militar e toco Flautim na banda de Música , também toco violino na Orquestra sinfônica de Gramado e agora estou morando em Curitiba . Tenho muita vontade de fazer composição e regência , e vi que tem violão e piano mas não tenho afinidade nesses instrumentos , poderia ser violino ou flauta transversal?
Cláudia Helena Guiddetti Zaggatto · 14 de setembro de 2018 a 12:53
As três universidades são ótimas. Lembro com saudade do período em que estudei nas três: Teatro na Fap (manhã), Letras (Português/Francês/Italiano/Alemão) na Ufpr (noite) e superior de Canto na Embap (de tarde), entre 1998-2002. Foi o que me abriu as portas para cursar a Juilliard em 2007 e o programa Lindemann na Metropolitan Opera em Nova York. A carreira profissional de ópera que desenvolvo nos EUA foi graças a essas três universidades. Muitas saudades.
Lais Roberta · 27 de março de 2017 a 02:30
Meu objetivo é principalmente canto e támbem composição
Qual curso me recomendam?
Vitor · 22 de março de 2017 a 16:03
Para guitarrista solo… qual seria a faculdade indicada?
Elise César · 20 de setembro de 2016 a 11:11
Por gentileza, para quem tem interesse na área de produção musical mas não tem experiencia em nenhum instrumento, qual seria o curso indicado?
JAM Music · 21 de setembro de 2016 a 10:29
Olá Elise, todos as faculdades cobram a prova prática de instrumento!
Barbara Heloisa Guth · 13 de setembro de 2016 a 13:35
Olá,eu quero fazer Artes Cênicas,a FAP tem prova pratica?
Também quero saber se é muito difícil achar local para morar.
Desde já agradeço!!
JAM Music · 21 de setembro de 2016 a 10:28
Olá Barbara, para o curso de artes cênicas não sabemos informar! Se tiver alguma dúvida sobre os cursos de música, estamos aqui para ajudar! :)
Davi · 8 de setembro de 2016 a 03:40
Olá, boa noite e obrigado pelo espaço. Gostaria de saber se na FAP, a prova é só prática com o instrumento ou se há teórica também, sobre musica, no caso. Obrigado!!!
Danilo · 13 de julho de 2016 a 20:13
faço bacharel em piano popular na unicamp, queria pedir uma transferência pra alguma faculdade em curitiba.
o que me indicam?
a priorizar a questão do título, penso que a federal é mais bem conceituada, como é o curso em si?
pergunta difícil, haha, obrigado desde já
att
JAM Music · 28 de julho de 2016 a 11:03
Olá Danilo, nas faculdades de Curitiba, nenhuma possui o curso de bacharel em piano popular. Apenas a EMBAP possui o curso de bacharel em piano, porém, voltado ao erudito.
Adriane · 10 de junho de 2016 a 20:49
Li em outro site que na UFPR é necessário fazer a prova prática, esta afirmação é verdadeira? Desde já agradeço.
JAM Music · 24 de junho de 2016 a 11:33
Olá Adriane! Isso mesmo, esta ano a UFPR implantou a prova prática!
augusto · 31 de março de 2016 a 16:59
Qual curso seria o ideal para guitarristas
JAM Music · 31 de março de 2016 a 20:27
Algusto, para a linha popular indicamos as faculdades FAP e UFPR.
Arthur Guimaraes · 8 de outubro de 2015 a 09:08
Estou tentando achar a prova previa de música da faculdade de belas artes do curso superior em instrumento, mas não acho, gostaria de ver como é a prova, me ajudem, por favor. Obrigado.
JAM Music · 31 de março de 2016 a 20:29
Olá Arthur, a Belas Artes não divulga a prova para consulta!
marcelo amaral · 7 de agosto de 2015 a 13:24
pra produção musical qual o melhor ?
JAM Music · 16 de agosto de 2015 a 10:41
Olá Marcelo. O curso mais indicado para produção musical é o de Bacharel da UFPR, o antigo curso de Produção Sonora.
Edenilson · 26 de julho de 2015 a 23:05
Quais são pelo sistema ead ? Quanto custa ? Quais os telefones?
JAM Music · 19 de agosto de 2015 a 18:01
Olá Edenilson, as faculdades de música de Curitiba não trabalham com sistema EAD apenas presencial.
Priscila · 7 de abril de 2015 a 19:34
A Puc-PR também está ofertando curso de música e percebi que não foi citada a cima. Gostaria de saber o curso desta instituição é de boa referência?
JAM Music · 22 de abril de 2015 a 21:25
Olá Priscila! O curso de música da PUC é novo tem menos de 5 anos e não requer prova específica.
Julio Maciel · 27 de julho de 2016 a 15:12
Isso quer dizer que o curso da PUC é mais fácil de ingressar…?
JAM Music · 28 de julho de 2016 a 11:01
Olá Julio!
A PUC é o único vestibular não não cobra conhecimento prévio em música.
JAM Music · 28 de julho de 2016 a 11:01
Olá Julio!
A PUC é o único vestibular não não cobra conhecimento prévio de música.